22 de outubro de 2012

Nariz entupido na gravidez

Nem bem minha gravidez iniciou e já estou sofrendo com desconforto no nariz, que vive entupido. Ese é um problema comum na gravidez muitas mulheres sofrem com isso.  O problema é causado pelo aumento do volume sanguíneo do organismo da mulher nesse período que, associado às transformações hormonais, levam ao acúmulo de líquidos nas mucosas nasais. E é justamente a formação desses edemas que é responsável por manter o nariz da futura mamãe escorrendo e entupido, especialmente no terceiro trimestre.

“A congestão como causa fisiológica acontece com todas as gestantes, embora nem todas percebam. O desconforto depende de vários fatores, como o septo nasal de cada pessoa, a posição que ela dorme, o volume da barriga e até de sua arcada dentária”, explica Ana Paula Santiago, obstetra e ginecologista do Hospital São Camilo de São Paulo. Mas, atenção: algumas mulheres podem estar com os sintomas devido a uma patologia e, nesse caso, devem procurar um médico para diagnosticar a causa da doença.

Alívio seguro
Os descongestionantes tópicos são bastante utilizados por gestantes que procuram alívio imediato. No entanto, o uso desses produtos é extremamente contraindicado na gravidez, pois eles são vasoconstritores e causam alterações no batimento cardíaco, prejudicando o fluxo sanguíneo da placenta.

Para suavizar o incômodo é preciso hidratar o nariz. “A lavagem nasal pode ser feita com soro fisiológico, mas existem medicamentos mais eficazes à base de água do mar nas farmácias”, ressalta a obstetra.

Outras medidas caseiras e seguras que se pode fazer para se sentir melhor é umedecer uma toalha e estendê-la antes de dormir em uma cadeira perto da cama. Dormir deitada do lado esquerdo e usar dois travesseiros para manter a cabeça levemente elevada também ameniza o problema.

Se mesmo com essas medidas o nariz entupido não melhorar, relaxe. Depois que o bebê nasce o nariz volta ao normal rapidamente, cerca de dois ou três dias depois. “A congestão nasal é totalmente reabsorvida no 14º dia após o parto, quando todo o edema corporal é eliminado”, finaliza Ana Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário