1 de novembro de 2012

1ª e 2ª semana de gestação



Muitas ficam na dúvida quanto a sua gestação porque contada em semanas são quarenta, mais assim seriam 10 meses. Vamos entender como é feita a contagem em semanas e o que acontece em cada uma delas para quando nos perguntarem de quantos meses estamos grávidas sabermos converter os cálculos dos médicos que são de semanas.
A idade gestacional começa a partir do primeiro dia da última menstruação, e a gravidez dura em média 40 semanas. A idade ovulatória começa no dia da concepção e dura em média 38 semanas. Há ainda, como definição de tempo, o trimestre da gestação, em que cada um dura 13 semanas. Há três trimestres durante a gravidez. Nesta linha do tempo, a gravidez em si acontece somente a partir da terceira semana.

Ainda não existe embrião nesta fase.

Concepção
A primeira semana oficial da sua gravidez é na verdade a semana em que você ficou menstruada. Assim, a idade gestacional é a idade real do bebê mais duas semanas. Já na segunda semana, o estrogênio e a progesterona preparam o útero para receber um possível óvulo fertilizado, ao mesmo tempo em que os óvulos amadurecem dentro dos folículos dos ovários. O óvulo é liberado cerca de duas semanas depois do primeiro dia da menstruação e ele ficará disponível entre as 12 e as 24 horas seguintes para ser fertilizado por um dos milhões de espermatozóides liberados na ejaculação. Para isso, pelo menos um deles tem que conseguir passar pela vagina, atravessar o útero e chegar na tuba uterina para entrar no óvulo.

Como está o corpo da mãe 
Com o corpo se preparando para receber um novo óvulo que poderá ser fecundado, algumas modificações acontecem: o endométrio, camada mais interna do útero, fica mais espesso e irrigado de sangue para receber o óvulo fecundado e o muco cervical torna-se menos consistente, facilitando a passagem dos espermatozóides através do colo uterino. No dia da ovulação, o corpo pode ter sua temperatura elevada em 1°C.

O que fazer
Manter um corpo saudável, bem nutrido e descansado, praticar exercícios adequados e cuidar da mente são os principais cuidados que as gestantes devem tomar para proteger o bebê e a si mesma durante as 40 semanas. A ingestão de ácido fólico é recomendada, inclusive antes da gravidez, como forma de reduzir o risco de defeitos do tubo neural. A escolha do médico que vai acompanhar sua gravidez também é outro ponto a ser pensado. Ginecologista, obstetra, médico da família ou parteira habilitada são algumas das opções de profissionais que a futura mamãe pode contar durante a gravidez e no parto.

O que não pode
Consulte seu médico para saber dos riscos que muitas substâncias podem causar no desenvolvimento do feto. Álcool, remédios, drogas e cigarro podem causar problemas, como o descolamento prematuro da placenta, anormalidades fetais, dificuldades respiratórias etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário