6 de novembro de 2012

3ª semana de gestação



Já falamos aqui sobre as primeiras duas semanas da gestação. Agora vamos falar da terceira.Você ainda não sente que está grávida, mas há um feto se desenvolvendo dentro de você: o óvulo fertilizado passa por um processo de divisão celular e, depois de sete dias, se instala na parede uterina, onde vai continuar crescendo nas semanas seguintes.

Peso e tamanho do bebê
Durante a primeira semana (idade do feto), o embrião tem cerca de 0,15 mm de comprimento.
*Os dados podem variar de acordo com o desenvolvimento de cada bebê

Desenvolvimento do feto
Após a fertilização, que acontece na trompa, o aglomerado de células em desenvolvimento, chamado de zigoto, passa pela tuba uterina rumo ao útero, enquanto a divisão de células continua, formando a mórula e depois o blastocito. Cerca de uma semana após a fertilização, ele fica na cavidade uterina e as células se abrigam no revestimento do útero.

Como está o corpo da mãe
Durante a ovulação, é possível que algumas mulheres sintam cãibras e dores ou apresentem um aumento da secreção vaginal. No momento em que o ovo fertilizado se instala na cavidade uterina, pode-se notar um pequeno sangramento. Mas, fora isso, é muito cedo para que você note mudanças típicas da gravidez, como o aumento dos seios.

O que pode
Manter um bom condicionamento cardiovascular com exercícios aeróbicos, como caminhada rápida, bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica. Se você já faz atividades físicas, provavelmente vai poder continuar, mas em um ritmo mais ameno. Exercícios que fortalecem os músculos também são recomendados. Em conjunto com os cardiovasculares, eles ajudam a mulher a ficar em boa forma e a levar melhor o trabalho de parto.

O que não pode
Se você não praticava exercícios regulares antes da gravidez, caminhadas leves e natação podem ser o suficiente nesta fase. Suspenda as atividades e consulte o médico se apresentar sintomas como falta de ar, tontura, sangramento ou perda de líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário