14 de novembro de 2012

5ª semana de gestação



Você já chegou à quinta semana, mas o bebê ainda continua imperceptível a olho nu, podendo ser visto apenas por um microscópio. Se você descobriu sua gravidez nesta fase, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, o médico dará orientações quanto aos sintomas e solicitará exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que podem gerar problemas durante a gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS e diabetes.

Peso e tamanho do bebê
Ele mede agora por volta de 1,25 mm de comprimento. Os dados podem variar de acordo com o desenvolvimento de cada bebê

Desenvolvimento do feto
O esqueleto do seu bebê está começando a se formar, assim como o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e os músculos. Nesta semana, uma placa que mais tarde será o coração também se desenvolve.

Como está o corpo da mãe
Alguns sintomas começam a ser sentidos nesta fase: náusea com ou sem vômito, principalmente durante o período da manhã, mudanças nos seios (cócegas nos seios e nos mamilos, escurecimento da aréola e elevação das glândulas ao redor do mamilo) e cansaço.

O que pode
Se você está sentindo náuseas matinais, tente tomar bastante líquido e fazer pequenas refeições com uma frequência maior, para evitar que o estômago fique muito cheio. Evite café, coma alimentos salgados e levante-se da cama devagar.

O que não pode
Fique atenta aos medicamentos para gripe e tosse vendidos sem prescrição médica. Muitos contêm até 25% de álcool. Evite açúcar e cafeína se sentir cansaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário