14 de dezembro de 2012

10 dicas ter para uma gestação tranquila




Invista na prática de exercícios leves, tenha uma dieta equilibrada e fique longe de produtos de limpeza
O dia a dia da mulher muda bastante a partir do momento em que ela descobre que está grávida. Nesse período, o seu corpo trabalha intensamente para oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento do bebê. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para garantir a saúde da futura mamãe e da criança que está para chegar. A seguir apresentarei 10 dicas  valiosas para uma gravidez saudável que consegui.

Evite fumar
Os componentes do cigarro podem gerar lesões na placenta, aumentando a chance de aborto, descolamentos de placenta ou de parto prematuro. Quando a gestante fuma, a criança tem mais chance de apresentar problemas respiratórios e ter seu peso reduzido. Os movimentos torácicos do feto podem ser retardados. Além disso, o leite materno é produzido em menor quantidade e menos gordura e fica com um sabor desagradável para o bebê.

Evite ingerir bebidas alcoólicas
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que as futuras mamães fiquem longe do álcool ao longo dos nove meses de gestação. Alguns especialistas, no entanto, permitem que a gestante beba uma pequena taça de vinho ou um copo de cerveja em ocasiões especiais. O ideal é ingerir o mínimo possível de bebida alcoólica, de preferência as que contenham pouco álcool.

Produtos de limpeza
A gestante deve evitar a inalação de produtos como amoníaco, água sanitária e outros que possuem odores fortes. O contato com pesticidas pode gerar desenvolvimento deficiente do raciocínio do bebê e atraso em funções cerebrais, como compreensão de tamanhos, habilidades para contas e identificação de padrões bastante simples. Por isso, é aconselhável o uso de máscara no nariz e luvas plásticas ao manusear essas substâncias.

Atividades físicas
O exercício físico melhora a digestão, o apetite, a função cardiovascular e o sono da gestante, além de aumentar a flexibilidade e o tônus muscular. Prefira exercícios leves, como caminhadas, e não deixe de consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física.

Cuidados com o cabelo, a pele e os dentes
Permanentes,  tinturas com amônia ou outras substâncias tóxicas podem causar mal-estar e afetar o bebê, principalmente no primeiro trimestre da gestação. As hennas e os produtos sem amônia não fazem mal. Mesmo assim, antes de usá-los, não deixe de avisar seu médico. Durante a gravidez, a oleosidade da pele e do cabelo aumenta bastante devido às mudanças hormonais, é terrível, como sofri por causa disso, me trouxe até espinhas de volta. Os cuidados dentários não podem ser esquecidos. A anestesia dentária, as obturações e as extrações raramente são contraindicadas.

Cafeína
O excesso de café acentua a perda de líquidos e pode causar insônia. É melhor substituir o tentador cafezinho por sucos de frutas ou chás de hortelã, camomila ou erva-doce. O chá mate e o chá preto não são indicados porque têm cafeína.

Repouso
Os pés da gestante normalmente incham bastante devido ao aumento da circulação de líquido no organismo. Repousar por alguns minutos todos os dias com os pés elevados ajuda a minimizar o inchaço.

Viagens
Evite viagem muito longa. Caso ela seja necessária, procure interrompê-la com períodos de descanso de uns 15 minutos a cada duas horas.

Medicamentos
O uso de medicamentos durante a gravidez só deve ser feito com consentimento médico. Evite se automedicar, especialmente no primeiro trimestre, quando o feto ainda está em formação.

Alimentação
Uma alimentação leve e equilibrada é fundamental para uma gravidez saudável. Evite sal em excesso e não exagere no tempero para não ter problemas de pressão alta. O ideal é fracionar as refeições em pequenas porções ao longo do dia. Coma três frutas por dia e quatro variedades de verduras de cores diferentes. Prefira carnes magras. Iogurte desnatado nos lanches é uma ótima fonte de proteína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário