1 de dezembro de 2012

6ª semana de gestação



Enjoos, azias e prisão de ventre ainda são frequentes e podem surgir desejos por alguns alimentos e repulsas por outros. Mas, como os sintomas variam de mulher para mulher, algumas podem ainda não sentir nenhuma mudança até aqui. Em alguns casos, dependendo do equipamento utilizado, o batimento cardíaco do bebê já pode ser verificado, com um exame de ultrassonografia.

Peso e tamanho do bebê
A medida usada a partir desta semana é da cabeça às nádegas, já que, na maior parte do tempo, as pernas do bebê estão dobradas. O bebê mede de 2 mm a 4 mm. Os dados podem variar de acordo com o desenvolvimento de cada bebê

Desenvolvimento do feto
Este é o começo do período embrionário, que vai até a 10ª semana de gravidez. Nesta fase, o embrião está mais suscetível a problemas de desenvolvimento e é quando a maioria das malformações se origina.

Como está o corpo da mãe
Você deve ter percebido que ganhou alguns quilos, aumentando o tamanho da cintura, das pernas ou dos seios. Se sentiu enjoo ou não se alimentou bem nas primeiras semanas, pode ter perdido peso. No exame pélvico ginecológico, é possível notar mudança no tamanho do útero. Sintomas como azia e constipação intestinal podem ser mais intensos no decorrer da gravidez.

O que pode
Para melhorar os sintomas da azia, faça refeições menores e mais frequentes e evite certas posições, como ficar deitada de costas. Consulte seu médico antes de tomar antiácidos, que aliviam consideravelmente o desconforto. No caso de constipação, a ingestão de líquidos e fibras e a prática de exercícios físicos ajudam a evitar o problema.

O que não pode
Não use laxantes e não tente fazer força para evacuar se estiver constipada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário