15 de fevereiro de 2013

Autismo - Quanto mais rápido o diagnóstico melhor



O autismo tem uma infinidade de sintomas de diferentes intensidades, e apenas um dos sintomas não o caracterizam.
Essa disfunção só pode ser diagnosticada com auxilio medico.
Por isso mães, se vocês indentificam alguns dos sinais abaixo nos seus filhos, peçam orientação ao pediatra para encaminhar a um especialista.

Aos 3 meses: Não demonstra interesse pela voz humana. Sua atenção é prendida por estímulos repetitivos, como o movimento das pás de um ventilador.

De 4 a 6 meses: Pode apresentar dificuldade em reconhecer a voz dos pais. Raramente encontra conforto no colo da mãe e estabelece pouco, ou nenhum, contato visual enquanto mama. Dorme pouco ou inverte o ciclo do sono.

Aos 9 meses: Bebê tem dificuldade de imitar gestos como o “tchau”. Normalmente só depois de muito estímulo dos pais. É indiferente a pessoas estranhas ao convívio familiar.

Aos 12 meses: “Mamãe” e “Papai” demoram a aparecer no vocabulário. Emite sons fora do contexto e tem dificuldade para cumprir ordens simples. A criança não responde com o olhar quando é chamada.

Aos 18 meses: Beijos e abraços podem ser um problema. Não gosta de ser tocada e demonstra poucos sinais de afeto. Hipersensibilidade a sons altos e pouca sensibilidade a dor.

Aos 24 meses: Brinquedos e objetos que giram tendem a fascinar a criança. As dificuldades de comunicação podem se agravar. É possível que apareçam outros hábitos como andar na ponta dos pés, girar em torno de sí e movimentar as mãos freneticamente em frente ao rosto.

Aos 36 meses: Não se interessa por brincar com outras crianças e se incomoda com mudanças na rotina.

É importante levar o filho ao médico diante de alguma suspeita pois muitas crianças conseguemsair do expectro com ajuda de terapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário